É proibido fumar...(Por Mari )

O assunto mais abordado neste último mês em todos os bares que passei, foi a lei antifumo. Desde o dia 19 de Novembro de 2009, é proibido fumar em ambientes fechados de uso coletivo. Clientes de bares, restaurantes e casas noturnas, devem se retirar do local e fumar na rua ou freqüentar locais com mesas ao ar livre, que em Curitiba são raríssimos principalmente no inverno. Essas mesas devem estar a pelo menos dois metros de portas e janelas. Em caso de desrespeito à lei, a multa será em nome do proprietário do estabelecimento comercial ou do síndico do prédio, no valor de mil reais, podendo ser dobrado em caso de reincidência.

Como Curitiba tem poucos lugares abertos, as pessoas estão saindo menos, os lugares estão ficando cada vez mais vazios. Alguns bares adotaram novas estratégias para ajudar os fumantes e não prejudicá-los também, criando pulseirinhas para os fumantes, cartão fidelidade, fichas para cerveja. Assim, quem fuma, pode sair para fumar a hora que necessitar e quantas vezes necessitar.

Mas a reação das pessoas em relação à essa nova lei não está sendo positiva. Pessoas reclamam que estão sendo tratadas como animais.

Ouvi dizer, que um dos motivos de criarem a lei antifumo, é o tanto de gasto que o governo está tendo com a saúde. Não querem gastar com saúde por causa de cigarro, mas vão gastar com limpeza pública. O número de bitucas de cigarro espalhadas pelas ruas aumentou monstruosamente, o que vai acabar entopindo boeiros, dando enchentes, gerando doenças. Querendo ou não, terão que gastar por causa do cigarro.

Me pergunto por que em vez de criar essa lei super radical, não criam ambientes para fumantes e ambientes para não fumantes ? Ou lugares para fumantes e simpatizantes e lugares para não fumantes?

E por que não proibir então?
Estão proibindo o não proibido! Por que alguém não pode consumir algo que prejudica a sua própria saúde, enquanto pode sair, encher a cara e correr o risco de fazer um monde de cagada pela cidade e ainda matar um monte de gente de acidente de carro?

E o que mais me indigna é que estamos todos indignados, mas ninguém toma uma atitude. Ninguém abre a boca, ninguém briga pelos seus direitos.

Deveria ser proibido calar e não proibido fumar.

Comentários

  1. Do fumante a Filosofia.

    Mary, legal a forma com traz o repudio a proibição. A grande verdade, que este tipo de atitude, não nasce de um desejo genuíno de ajudar a combater um habito que nos tira a saúde, ele nasce de contas, de cálculos de estáticas. Acrescento algumas perguntas a suas. Observe que são mais de trinta anos de apologia pró-tabagismo, para criar o habito o vicio, seja por propagandas milionárias muito bem montadas ou por filmes carregados de mensagens subliminares associando fumo a equilíbrio emocional, intelectualidade, onde o habito de fumar surgia como Sofisticação, ousadia, desprendimento, inteligência etc... Varias décadas de gerações sendo invadidas com uma cultura falsa em nome de uma industria bilionária. A maquina começou girar, milhares de empregos gerados na industria do cigarro, milhares de famílias dependendo diretamente deste "habito".Os governos anteriores, ganhando muito dinheiro com a maquina do vicio institucionalizado. E agora em meses se mudada tudo com leis. Qual o projeto do governo pra ajudar quem ficou refém da dependência a nicotina? Terrível, né? Um foda-se geral!! Agora não interessa mais. Concordo que o habito deva ser desincentivado, bem como a proteção aos não fumantes tem um valor inquestionável, quem não "escolheu" fumar não deve ser invadido pela fumaça do outro. Concordo que fumar faz mal a saúde e isto é fato. O que é duro de agüentar É a radicalidade.
    Por outro lado, esta coisa de sair de ficar na rua fumando, sair da toca e da zona de segurança, merece também ser considerada. Vale a pena pensar a respeito. Lá fora estão os assumidos e alguns fumam quietos, sozinhos e são observados ,outros já abrem o debate ali mesmo, a maioria com vergonha mesmo concordando com a lei racionalmente, sentem-se excluídos,discriminados e impotentes diante da necessidade de fumar, outros ja estão se adaptando e até curtinodo o movimento do entra e sai aproveitando pra ver quem ta na area.Caramba somos viciados!! E estamos ilhados, cadê o suporte o planejamento? O governo é responsável por milhares de pessoas que adquiriram o vicio por persuasão da mídia que o mesmo só começou a limitar a poucos anos e tem a obrigação de ajudar nisso. Eu sou uma delas, estou perdida nisso tudo. Sinto necessidade de fumar e sinto vergonha o tempo todo porque fumo e quero parar,e não me venham falar que tudo é uma questão de força de vontade que o buraca é mais em baixo.Desejo fumar de uma forma fisiológica e emocional a mente racional,a biologia e a cultura estão em conflitos e os dono da "bola" com a lei, só na calculadora. Diante de tantos pontos a ser considerados, proponho pra finalizar a grande pergunta: Será que escolhemos Fumar? Onde fica a predisposição genética, onde fica a influência dos meios de comunicação? A onde fica a cultura químico dependente patrocinada? Esta pergunta não serve só para os fumantes serve para todos nós que de uma forma ou de outra nos descobrimos armadilhados pelo interesse econômico que pula de ética em ética sem responsabilidade alguma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Analise do Filme "O PERFUME"

Um conto da Cebola