Represando o sentimento

Uma máscara surge aleatoriamente no meio da multidão, é o "V" de vingança. Resta saber: que vingança é esta? São estarrecedoras as razões distorcidas que frequentemente ignoram completamente a raiz de sua determinação.

A política sempre foi um campo fértil para projeções. Quando alguém se enche de ódio ao falar de um político ou partido específico, o exagero e a exacerbação podem estar mascarando algo inversamente oposto ao discurso, usando o personagem como um veículo para canalizar frustrações de outra natureza.

Algumas represas afetivas podem justificar silenciosamente tais respostas comportamentais.

Por exemplo, quando se trata de sentimentos antagônicos ligados a uma figura de profundo vínculo afetivo (como uma figura materna ou paterna), a proximidade dessa evidência não permitiria um sentimento sequer parecido com ódio. O sentimento represado é então projetado na figura pública, pois nela as consequências psíquicas são de menor impacto. Nesse caso, a liberação proporciona um alívio equivocado, que não passa de uma postergação da percepção de um choque temático das partes fundamentais de sua construção humana.

A era tecnológica sistematiza a sensibilidade humana, eliminando o isolamento da percepção cognitiva, que outrora era definido pelo isolamento geográfico e físico. Isso molda um mundo sensorial, passível de reformular em alguns padrões mais primitivos. É intrigante pensar em sensações que emanam do pensamento.

O que costumava ser selado por um aperto de mãos no passado, hoje é realizado com um clique entre milhares de pessoas. Esse compartilhamento assegura a partilha do mundo em todas as suas dimensões, incluindo versões de moral, afeto e possibilidades de comportamentos.

Enquanto a mente observa, muitas vezes de forma negligente, as conquistas e brutalidades de diversas culturas, ela também passa a ganhar mais sinapses de consciência por essa via, mesmo que a banalização das imagens amortize as reações, tanto de inércia quanto de ação. Chegamos, assim, a um novo sistema de compartilhamento, que não se trata mais apenas de alimentos e serviços, mas sim de consciência.

Nas necessidades mais sutis da vida no âmbito prático e imediato, isso pode não ter grande significado, mas a longo prazo é uma revolução inevitável.

Podemos sentir, ver, ouvir, invadir, espiar, marcar, corrigir, ocultar e diluir nossas ideias, criando nossas próprias censuras. Acredito que um dia a máxima "respeitar as diferenças culturais" ganhará um novo significado, devido à proximidade e paridade de ideias, e que a grande cultura a ser consagrada no mundo será aquela que valoriza a vida, o amor e as múltiplas formas de existência.

Afinal, como disse uma querida amiga e médica indigena Nalva: "A cultura não machuca; o que machuca precisa ser transformado, pois não pode ser considerado cultura".


Alba Regina Bonotto 
Psicanalista 
Filosofia Clinica 








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um conto da Cebola

Analise do Filme "O PERFUME"